Dicas de Livros sobre Mapas Mentais

Está querendo se aprofundar nesta ferramenta fantástica que são os Mapas Mentais?

livros_de_mapas_mentais

Abaixo relacionei 3 livros escritos pelo idealizador dos mapas mentais, Tony Buzan. Os livros são introdutórios, ideais para quem deseja utilizar os mapas mentais em sua vida pessoal, profissional ou nos estudos.

livro-mapas-mentais-como-elaborarO primeiro livro é o Mapas mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Um livro que mostra a teoria dos mapas mentais. Ele ensina passo a passo a elaboração do método para quem deseja iniciar.

Sua vantagem é que é um livro pequeno, e que em uma leitura rápida o leitor já pode dar início a aplicação. Sua desvantagem é que todos os mapas mentais são preto e branco, não possui exemplos de mapas coloridos. Isso se dá, pelo custo de impressão, até por que, o livro é vendido por um valor abaixo de 20 reais.

Mas vale a pena! Com ele você terá uma boa noção inicial dos mapas mentais.

livro-2

O segundo livro é o Mapas Mentais e Sua Elaboração. Este livro já é voltado mais para a prática, possui vários mapas mentais coloridos, aborda bastante exemplos práticos de como utilizar mapas mentais no dia a dia.

Buzan mostra na prática várias aplicações dos mapas mentais, como por exemplo: planejar rotina diária, fazer compras, aumentar a criatividade com os mapas mentais, planejar o futuro, etc.

A proposta do livro é ser um guia para elaboração dos mapas mentais.

livro-3Já o terceiro livro, é voltado para pessoas que desejam utilizar os mapas mentais no trabalho, é o: Mapas Mentais no Trabalho. A proposta dele, que inclusive está em sua capa é “Como ser o melhor na sua profissão e ainda ter tempo para o lazer”.

Um livro bem interessante, que ajuda a entender que os mapas mentais é muito mais que uma simples ferramenta de estudos, é também, uma ferramenta de grande diferencial para o meio corporativo. O livro, mostra várias aplicações no dia a dia de trabalho.

Estes são os três livros que sempre recomendo quando me pedem indicação de leitura sobre o tema de mapas mentais. Mas o mais importante de tudo, além de entender a técnica, é aplicá-la!

O segredo de ter sucesso com os mapas mentais, independente de sua aplicação, seja ela pessoal, profissional ou nos estudos, é praticar, praticar e praticar.

Sucesso e boa leitura!

Deixe seu Comentário