Os 5 Piores Erros Cometidos Na Hora de Estudar

Estudar é algo que faz muito bem. Isso mantém nosso cérebro ativo, nos faz abrir nossa mente para novos horizontes, reflete positivamente em nossa autoestima, entre outros vários benefícios que proporciona. No entanto, a hora de estudar deve ser sagrada, por isso, confira aqui 5 piores erros cometidos na hora de estudar, para que você não seja prejudicado por eles.

Os_5_piores_erros_cometidos_na_hora_de_estudar

São coisas simples e feitas por muita gente que, pode nem saber que estão sendo prejudicadas, no enquanto, que atrapalham e muito. Por isso, vamos logo ao que interessa. Veja abaixo um pouco mais sobre esses erros.

5 piores erros cometidos na hora de estudar

Como foi dito, os piores erros cometidos na hora de estudar são bem simples, mas as vezes não são identificados justamente por isso. O importante é que depois das dicas a seguir, você nunca mais terá seu momento de estudos prejudicado por esses erros, então, vamos logo ao que interessa!

Erro #1: Distrações

Podemos começar falando do pior erro que são as distrações. Sabe o celular que você deixa ao seu lado, e que de hora em hora pega só para dar uma olhadinha? Então, isso é extremamente prejudicial.

Você acha que é só uma olhadinha, e quando vê já respondeu várias mensagens, checou o feed, viu ou fez Stories e já se passaram 20 minutos, os quais você poderia estar usando para estudar, mas está mexendo no celular. Portanto, deixe-o longe e só pegue de novo quando acabar.

Erro #2: Resumir o conteúdo sem ter lido na íntegra

Sabe aquela leitura que as pessoas fazem do conteúdo completamente superficial? Só passando pelas páginas, sem ao menos se atentarem para os detalhes ali escritos? Isso é um dos 5 piores erros cometidos na hora de estudar, com certeza!

Geralmente isso é feito para ter uma breve noção dos pontos mais importantes do conteúdo, mas nem isso você consegue a partir dessa atitude. O seu cérebro, assim como o meu e de todos os outros seres humanos, só consegue resumir aquilo que ele realmente entende.

Sabe o que isso significa? Você deve sim fazer esta leitura superficial, mas se você deseja RESUMIR o conteúdo para estudar o seu resumo no futuro, você também deve ler o conteúdo na íntegra, ativamente! Somente assim será capaz de definir quais os pontos mais importantes e fixá-los na mente.

Erro #3: Comer na hora de estudar

Muita gente acha que comer na hora de estudar é algo que não atrapalha, mas na verdade atrapalha sim, e muito! Sabe por que?

Porque ao mastigar, seu cérebro não consegue prestar atenção na leitura. Se está duvidando disso, então faça o teste. Pegue um pedaço de pão ou do que estiver mais fácil ao seu alcance, comece a mastigar e tente se focar em uma leitura difícil. É impossível!

Quando uma atividade exige concentração, não podemos estar comendo nada, por isso, da próxima vez já sabe, se alimente antes dos estudos, ou depois, se preferir.

Erro #4: Levantar o tempo todo

Levantar o tempo todo na hora dos estudos é outro dos 5 piores erros cometidos nesse momento. Se você levanta toda hora para ir ao banheiro, por exemplo, está desviando sua atenção do conteúdo várias vezes.

Mesmo que uma ida ao banheiro seja rápida, ela te desfoca, e você volta prestando atenção em outras coisas, e demora mais para se concentrar de novo. Por isso, evite essa movimentação toda. Você precisa de foco total.

Mas, ir ao banheiro não é uma necessidade? Sim, é. No entanto, se você sabe que precisa estudar, evite ingerir muito líquido antes. Prefira tomar mais água, sucos e afins depois que passar o momento dos estudos, afinal, se hidratar também é importante.

Erro #5: Não ter tudo o que precisa

Outro dos 5 piores erros cometidos na hora de estudar é não ter tudo o que precisa com você naquele momento. Isso faz com que você saia em busca do que precisa o tempo todo, levante, procure coisas, abra e feche gavetas. E nem é necessário dizer o quanto isso te prejudica, não é mesmo? Porque afinal, desvia total sua atenção do que é realmente importante.

Por isso, antes de sentar para estudar, certifique-se de que está com todo o material que precisa. Agora que você já conhece os 5 piores erros cometidos na hora de estudar, não deixe que eles te atrapalhem!

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 40 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.