6 Formas de Ter Mais Foco e Concentração

Confira quais são as 6 formas de ter mais foco econcentração. Afinal, a falta de foco e concentração é uma questão que pode dificultar diversos aspectos de sua vida pessoal ou profissional.

Muitas pessoas, por se sentirem incapazes de assumir o controle de suas tarefas, sofrem com estresse, ansiedade e outros problemas.

No entanto, são inúmeras distrações que afetam gravemente nossa produtividade, e, no final, ficam apenas os resultados negativos.

Concentração e Foco

Focar-se em apenas uma atividade nunca é uma tarefa fácil. Há tantas informações chegando e diversas oportunidades e distrações que, às vezes, ignorá-las se torna impossível. Como resultado, o tempo nunca rende da melhor forma possível o que faz com que a qualidade de sua tarefa nunca seja a melhor.

Uma forma de dominar a mente e seus pensamentos e, como consequência melhorar o foco, é através da meditação. Meditar traz resultados como o controle emocional e a diminuição do estresse, além até mesmo do aumento da quantidade de neurônios no cérebro, o que fará com que você fique mais hábil em atividades que precisem de esforço intelectual.

Veja, a seguir, uma lista com 6 maneiras de ter mais foco e concentração:

1. Não seja multitarefa

Realizar uma série de atividades simultaneamente ou alternar rapidamente entre uma tarefa e outra é o oposto de ter foco. Para evitar isso, escolha uma tarefa importante e se envolva completamente com ela. Quando finalizar essa tarefa, separe um tempo, respire fundo e agradeça por ter concluído essa tarefa.

Se você se sentir muito cansado enquanto está realizando a tarefa, coloque um alarme e  faça uma pausa de 15 a 20 minutos, para esvaziar a mente. Durante esse tempo, você pode verificar os e-mails, realizar ligações, verificar o celular e arquivar os documentos.

2. Crie um ambiente favorável

As interrupções constantes e as distrações desnecessárias tiram totalmente o seu foco. Organize o seu tempo para evitar visitas que possam atrapalhar o seu trabalho durante o dia. Coloque o seu fone de ouvido e escute músicas calmas, dê preferência às faixas que não tenham voz para evitar distrações. Ou, se preferir, coloque uma música que te faça sentir mais produtivo. Feito isso, vá para um local mais calmo, se mesmo assim você não conseguir se concentrar com a bagunça do ambiente de trabalho. É necessário otimizar o seu ambiente para ter foco e ter como resultado o progresso.

Se você estiver no meio de uma tarefa que exige total concentração e que seja um projeto desafiador, tire todas as notificações do seu telefone. Se isso não for suficiente, opte por desligar a internet, ou ainda, desligar o aparelho.

3. Crie o foco automático

Para isso, é importante desenvolver hábitos regulares e incluir em sua rotina realizar uma determinada tarefa de forma mais natural. Separe as ferramentas necessárias e escolha um horário específico para cumpri-las.

Faça lembretes para lembrar de realizar as tarefas em um determinado prazo e, quando conseguir realizar as tarefas no prazo, faça uma recompensa a si mesmo. Isso faz com que preservemos o espaço, a energia e a atenção para as tarefas que são mais difíceis e que facilmente podem ser automatizadas.

4. Aumente a força de vontade

Aprimorar a força de vontade pode te ajudar a manter o foco, ao invés da distração que a vibração mental errada e sentimentos indesejados podem trazer.

O foco precisa de autocontrole e da capacidade de resistir às tentações de curto prazo. O yoga e a meditação são formas eficientes de aumentar a força de vontade. Essas atividades conscientes podem te ajudar a ter em mente o que deve ser feito no dia, independentemente de pensamentos e emoções.

5. Visualize mentalmente a tarefa

Troque ficar obcecado pelos resultados desejados por visualizar o processo ideal. Se veja realizando a tarefa facilmente e que ela seja brilhante. Utilize vibrações positivas para se inspirar e manter focado quando finalizar a tarefa. Veja-se superando todos os obstáculos que podem surgir e vencendo as manobras necessárias para conseguir realizar a tarefa.

6. Mantenha a sua energia alta

Quando você se força a manter o foco, além esgotar suas energias, pode prejudicar sua criatividade e sua produtividade. Faça intervalos regulares e 5 a 15 minutos pois eles podem fazer com que você se sinta novo.

Sem essa renovação de energia, é difícil se manter alerta e manter o foco. Tenha uma rotina regular e uma boa noite de sono para evitar o cansaço. Quando perceber que o seu interesse está desaparecendo, faça uma pausa e se afaste da tarefa, retornando assim que a sua energia estiver recuperada.

Combinar as práticas ajuda você a diminuir a sobrecarga e a reduzir as distrações. Para isso, veja o que funciona melhor para você. Além disso, aproveite para ver quais as suas práticas favoritas e que mais o auxiliam a manter o foco e a concentração nas suas tarefas.

Seu próximo passo…

Sabe aquela sensação de ler algo e não conseguir reter/memorizar aquela informação? Pegar um livro ou qualquer material para ler e sentir-se cansado, sem concentração e a mente divagar?

Aprenda como dominar sua concentração em 14 dias e ativar seu foco sempre que precisar.

O verdadeiro plano de ação para tornar-se um “indistraível” e ter disciplina e concentração para fazer o que precisa ser feito.

É exatamente isso que ensino em meu treinamento online Concentração Inabalável, clique na imagem abaixo e confira todos os detalhes:

banner-concentracao

Deixe seu Comentário

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 35 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.