Inteligência Artificial nos Estudos: 10 Maneiras Prática para Utilizar ainda Hoje em seus Estudos

A inteligência artificial (IA) está revolucionando muitos aspectos de nossas vidas, e a educação não é exceção. Aqui estão dez maneiras práticas de como a IA pode ser incorporada em sua rotina de estudos, aprendizagem e leitura.

1) Resumo de PDFs com IA: Sabe aquele conteúdo gigante em PDF que você precisa ler? Pode ser um artigo científico, uma apostila ou qualquer outro material. Agora, utilizando IA, você pode resumir qualquer documento PDF longo em segundos. Tornando a leitura e o estudo mais eficientes. Existem diversas ferramentas para isso, como o Summarizer e ChatPDF. Elas podem analisar um documento, identificar os pontos principais e fornecer um resumo conciso para você em segundos.

2) Criação de Mapa Mental com IA: A IA pode auxiliar na criação de mapas mentais, uma ferramenta eficaz para organizar e visualizar informações. A maneira mais simples e gratuita que você pode utilizar, é abrir uma conta no ChatGPT e pedir sugestões do tema que você deseja, porém, com o comando:

Retorne em tópicos concisos com até 2 palavras cada um“.

Desta forma, você pode utilizar essas informações no mapa mental que está criando em qualquer lugar.

3) Curadoria de Conteúdo com IA: A IA pode ser usada para fazer a curadoria de conteúdo de aprendizado relevante. Plataformas como o ChatGPT e Anders Pink usam IA para analisar uma grande quantidade de conteúdo online e sugerir os recursos mais relevantes e atualizados com base em seus interesses e necessidades de aprendizado.

4) Tutores Personalizados de IA: A IA pode ser usada para criar tutores personalizados que adaptam o conteúdo de aprendizagem às necessidades individuais de cada aluno. Um exemplo é o Squirrel AI, que pode identificar as áreas em que você está lutando e fornecer recursos adicionais para melhorar a compreensão.

5) Aprendizado Adaptativo: Plataformas de aprendizado adaptativo, como a DreamBox Learning, usam IA para personalizar a experiência de aprendizado para atender ao seu ritmo e estilo de aprendizado.

6) Avaliação Automatizada: A IA pode ser usada para automatizar o processo de avaliação. Ferramentas como a Gradescope podem avaliar tarefas escritas, testes e exames, dando feedback instantâneo.

7) Recomendação de Conteúdo: A IA pode analisar seu histórico de aprendizado e recomendar conteúdo relevante com base em seus interesses e necessidades de aprendizado. Ela ainda consegue aprender o seu estilo de aprendizado e sugerir materiais e maneiras específicas para você.

8) Revisão de Texto com IA: A IA pode ser usada para revisar e aprimorar a qualidade do seu texto. Ferramentas como o LanguageTool e Grammarly usam a IA para detectar erros gramaticais, sugerir melhorias de estilo e até mesmo verificar a originalidade do texto. Isso pode ser extremamente útil para aprimorar suas habilidades de escrita e garantir que seus trabalhos acadêmicos e profissionais estejam livres de erros.

9) Assistentes de Voz: Assistentes de voz alimentados por IA, como Alexa ou Google Assistant, podem ser usados para responder a perguntas, fornecer definições e ajudar com a aprendizagem.

10) Leitura Assistida por IA: A IA pode ajudar a melhorar a leitura, fornecendo definições de palavras, traduzindo texto e até mesmo lendo em voz alta para você. Ferramentas como o Microsoft’s Immersive Reader podem tornar a leitura mais acessível, especialmente para aqueles com dificuldades de leitura.

Cada uma dessas ferramentas e plataformas pode ser facilmente incorporada à sua rotina diária de aprendizado.

Seja você um estudante, um profissional em busca de aprimoramento contínuo ou apenas um aprendiz ao longo da vida, a IA pode oferecer ferramentas e recursos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de aprendizado de maneira mais eficiente e eficaz.

Sucesso nos estudos.

Deixe seu Comentário

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org e pós-graduado em Neurociências e Comportamento pela PUC.

Há mais de 10 anos pesquisando técnicas de aprendizagem e alta performance mental.

Com meus cursos, livros e palestras, já ajudei mais de 25.950 alunos.