10 Dicas de Como Melhorar a Memória

Afinal, como melhorar a memória?

Você sente que a sua memória não apresenta o desempenho que gostaria? Bom, fique sabendo que você não é o único a passar por essa situação. Muita gente tem problemas com esse aspecto, ou mesmo gostariam de desenvolver sua habilidade em relação à memória. Por isso, confira aqui 10 dicas ide como melhorar a sua memória.

Melhorar a memória não é nenhuma missão impossível, somente requer um tempo, e exige que você exercite seu cérebro de uma maneira diferente da qual ele está acostumado. Portanto, vamos dar uma olhada nisso tudo com mais detalhes.

como_melhorar_memoria

Como Melhorar a Memória (1o Dicas)

Antes de começar a ler as dicas, lembre-se de que você vai precisar de disciplina. Sem ela, não vai conseguir realizar as atividades diárias, e não irá aumentar o desempenho da sua memória, portanto, seja disciplinado.

1. Exercite sua mente

A primeira dica infalível para melhorar sua memória tem a ver com realizar atividades mentais. Você precisa forçar o seu cérebro a trabalhar, e muito mais nessa questão da memória. Um exercício simples para a mente são as palavras cruzadas.

Elas fazem com que você precise utilizar a memória e seu raciocínio para que fiquem completas, portanto, são um excelente exercício.

2. Utilize imagens para relacionar com o que gostaria de se lembrar

Estudos comprovam que, quando relacionamos aspectos dos quais temos que lembrar a imagens, esse processo se dá muito mais facilmente. Você nunca usou esse método para se lembrar de algo que precisava lembrar, para uma prova, por exemplo? É algo muito comum.

3. Alimente-se adequadamente

A alimentação influencia diretamente no desempenho da nossa memória. Aliás, não só nela, como em todos os aspectos do nosso organismo, disposição, humor e afins, por isso, com a memória não seria diferente.

Fato é que alguns alimentos podem te ajudar a melhorar a memória, como os grãos linhaça e quinoa, peixes como o salmão, frutas como morango, uva e tomate, e alguns tipos de chá como o branco e o verde.

4. Realize atividades físicas

As atividades físicas não servem somente para exercitar o nosso corpo, como também exercitam nosso cérebro.

Como requerem movimentos corporais e um certo esforço em relação ao preparo físico, o cérebro se mantém em alerta durante todo o tempo em que você se exercita. Sendo assim, atividades físicas são essenciais para melhorar a sua memória.

5. Tenha uma vida social ativa

Estudos feitos na Universidade de Michigan já deixaram claro que pessoas que têm uma vida social ativa, que saem e se divertem com amigos com frequência, tendem a ter uma capacidade cognitiva mais desenvolvida.

Por isso, se você não tem esse costume e quer melhorar sua memória, trate de ser uma pessoa mais sociável.

6. Seja positivo e viva de bom humor

Sabia que o bom humor é essencial para melhorar sua memória? Sim, é verdade! Quando você está estressado e mau humorado, seu cérebro funciona quase como em modo automático, e isso não o ajuda a desenvolver sua memória.

7. Dormir o tempo necessário

Você já ouviu dizer que quando estudamos pra uma prova, precisamos ter uma boa noite de sono? Isso ajuda nosso cérebro a fixar o conteúdo.

E não funciona só com estudos, necessariamente. Por isso, dormir de 7 a 9 horas por noite pode te ajudar a melhorar sua memória.

8. Realize testes de memória

Realizar testes de memória é essencial se você quer desenvolver essa sua capacidade. Faça pequenos testes diários. Isso vai te ajudar e muito, em menos tempo do que imagina.

9. Antes de dormir

Sabe aquele tempo que leva até você conseguir dormir, quando já está deitado em sua cama? Utilize-o para tentar se lembrar (minuciosamente) de tudo o que fez durante o dia, desde o momento em que levantou, até a hora que deitou novamente. Isso, além de exercitar a memória, é um ótimo remédio para a insônia.

10. Coma de 3 em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas também é importante se você quer melhorar a sua memória. Isso porque você sempre fornece alimento ao seu cérebro, que precisa dele para estar em alerta e receber novas informações, tendo que memorizá-las.

Bom, agora você já conhece as 10 dicas de como melhorar sua memória.

Quer ter mais memória em seus estudos e aprendizado?

Aprenda a utilizar Mapas Mentais para Transformar sua Mente em uma Máquina de Aprendizado e Memorização em 21 Dias.

Clique aqui e confira todos os detalhes.

Deixe seu Comentário