5 dicas para Fazer Mapas Mentais de Forma Produtiva

Existem várias formas de fazer um mapa mental de forma mais eficiente e produtiva, uma delas é utilizar os aplicativos e softwares de criação de mapas mentais, existem diversas ferramentas no mercado que facilitam esse processo para criar mapa mental de forma clara e concisa. Inclusive, tenho um artigo que mostro 5 aplicativos para criação de mapas mentais.

Mas agora, quero conversar com você sobre 5 maneiras para você criar mapas mentais de forma mais fácil e produtiva.

Os mapas mentais são capazes de comunicar  diferentes  tipos  de  conhecimento  e  informação  de forma clara. Principalmente quando você quer memorizar algo ou então organizar um conhecimento que irá utilizar futuramente.

Aqui estão algumas maneiras de  maximizar a  eficiência na criação de seus mapas mentais.

1. Otimize o conteúdo do seu mapa mental

Seu mapa mental  não  é  apenas    para    esclarecer  as coisas  para  você no momento que cria,  mas  também  para o futuro ou mesmo para outras pessoas. De  certa forma,  você  tem que relacionar  suas  ideias para que fique claro o que deseja transmitir.

Há   tantas    perguntas  que  você  deve  encontrar.   Perguntas como “Seu    mapa  faz  algum  sentido?” ou  “Foi   escrito  claramente  ou  foi   apenas  muito  ambíguo  para  compreender?“.

Analises como essas são  esperadas,  por  isso, é  importante  que  o  conteúdo  do  seu  mapa mental seja  otimizado  ao  máximo  de  compreensão, principalmente se você utilizar para revisões futuras para uma melhor memorização ou então que o mapa mental será compartilhado com outras pessoas.

2. Tenha uma organização de seus mapas mentais

Com o tempo, será comum você ter centenas de mapas mentais, por isso, comece organizando seus mapas mentais desde o início.

Eu mesmo, tenho um mapa mental “mestre” dentro do software que utiliza para criar mapas mentais (Mindmeister) em que deixo organizado meus mapas mentais para facilitar o acesso e suas revisões.

Aqui entra então algo importante, dificilmente é possível ser produtivo e criar centenas de mapas mentais se não utilizar um software, por isso, comece a utilizar um. Não que você irá parar de criar seus mapas mentais manualmente, mas o software irá dar agilidade.

3. Um objetivo claro para cada mapa mental que criar

O mapa mental começa por uma ideia central, sempre. Por isso, antes de iniciar seu mapa mental, tenha claro qual é seu objetivo com aquela ideia central.

É um mapa mental mais detalhado? Mais amplo? Irá utilizar para revisões futuras? Para memorização? Para outras pessoas?

Fazer essas perguntas é muito importante, pois assim, você define o nível de profundidade do mapa mental, quanto tempo irá dedicar a ele, etc.

Outro ponto importante, não coloque tópicos irrelevantes só por colocar, uma vez que  seu  mapa mental se torne  complicado  se ramificando  em  diferentes  áreas   divergentes,   considere que você  tem  que  quebrar  o  mapa  em  outros mapas, principalmente se fugir do tema principal.

4. Diga adeus as informações desnecessárias

Esse é o ponto mais desafiante na criação de um mapa mental, definir o que irá ou não estar presente no mapa mental.

Muitos alunos comentam “mas como saber o que é importante?” e eu sempre digo, quanto mais foco e concentração você tiver na criação do mapa mental, mais claro é saber o que deve ser colocado nele.

Mas só isso não basta, outro ponto importante é a construção da habilidade da criação do mapa mental.

É preciso fazer um, dois, três, dez, cinquenta, cem mapas mentais, para ir desenvolvendo essa habilidade da concisão.

Às vezes, alguém que esteja construindo um mapa mental, se empolgam demais, que  o  resultado  final  não  faz mais sentido.

Lembre-se, o mapa mental não precisa ser bonito, ele precisa seguir as regras de um mapa mental eficiente e atender seus objetivos.

5. Seja consistente

Para fechar e não menos importante, siga arrisca as regras para criação de um mapa mental, eu vejo muita gente chamar algo de mapa mental, que não é um.

Por isso, tenha consistência em seguir as regras e em treinar sua habilidade na criação de mapas mentais.

Sucesso em seus mapas mentais!

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 40 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.