Aprenda como fazer Mapas Mentais e como esta ferramenta pode otimizar seu tempo nos estudos, no trabalho ou mesmo em sua organização.
A aplicação de mapas mentais é praticamente infinita, como, por exemplo:
- Mapas Mentais de Livros
Já pensou em revisar o conteúdo inteiro de um livro em apenas 3 minutos?
- Mapas Mentais de Aulas
Sabe aquela aula ou palestra que no momento o conteúdo estava tão claro em sua mente, mas dias depois simplesmente você esqueceu? Os mapas mentais te ajudam a não esquecer mais!
- Mapas Mentais para sua Organização Pessoal
Organize sua rotina diária, ou mesmo suas metas com os mapas mentais.
- Mapas Mentais para Geração de Ideias
Precisa gerar novas ideias? Os mapas mentais permitem você desenvolver novas ideias e pensamentos de uma forma organizada e estruturada.
Quais os benefícios dos Mapas Mentais?
- Aumenta seu foco e sua atenção
- Economiza seu tempo
- Ajuda você a memorizar de forma muito mais eficaz
Como os Mapas Mentais Funcionam?
Antes de aprender como fazer um mapa mental, é de grande importância entender como ele funciona, para que assim, você possa construir seus mapas mentais de forma objetiva e que realmente possam fazer a diferença na otimização de seu tempo.
Mapas mentais são compostos de: PALAVRAS-CHAVE, IMAGENS-CHAVE e CORES.
Por meio destas ferramentas, o mapa mental estimula nossas capacidades cognitivas: criatividade, memória, linguagem, lógica, etc. Desta forma, ele ativa nossos dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito).
É importante entender que mapa mental é mapa conceitual são ferramentas diferentes.
Como fazer um mapa mental?
Mapas mentais podem ser criados manualmente (no papel) ou então de forma digital (computador).
E como disse anteriormente, os mapas mentais são compostos de palavras-chave, imagens-chave e também, em sua composição, são utilizadas linhas para fazerem as ligações entre as ideias e pensamentos do mapa mental.
É assim que surge o conceito de Pensamento Radiante, que consiste em “irradiar” pensamentos e ideias a partir de um tema central (início do mapa mental).
Para ficar mais claro, veja um exemplo abaixo de um mapa mental:
Como ter mais produtividade nos mapas mentais?
Hoje, com a tecnologia, conseguimos ter maior produtividade na criação de mapas mentais. Como, por exemplo, converter um PDF em mapa mental em segundos. Ou utilizar mapa mental com IA, para otimizar o tempo.
Comece a utilizar mapas mentais em sua vida e tenha certeza que será um método que fará a diferença em sua produtividade, seja nos estudos, no trabalho ou mesmo em sua organização.