Aprenda Como Fazer Mapas Mentais

Aprenda como fazer e utilizar Mapas Mentais e como esta ferramenta pode otimizar seu tempo nos estudos, no trabalho ou mesmo em sua organização.

A aplicação de mapas mentais é praticamente infinita, como por exemplo:

  • Mapas Mentais de Livros
    Já pensou em revisar o conteúdo inteiro de um livro em apenas 3 minutos?
  • Mapas Mentais de Aulas
    Sabe aquela aula ou palestra que no momento o conteúdo estava tão claro em sua mente, mas dias depois simplesmente você esqueceu? Os mapas mentais te ajudam a não esquecer mais!
  • Mapas Mentais para sua Organização Pessoal
    Organize sua rotina diária, ou mesmo suas metas com os mapas mentais.
  • Mapas Mentais para Geração de Ideias
    Precisa gerar novas ideias? Os mapas mentais permitem você desenvolver novas ideias e pensamentos de uma forma organizada e estruturada.

Quais os benefícios dos Mapas Mentais?

    1. Aumenta seu foco e sua atenção
    2. Economiza seu tempo
    3. Ajuda você a memorizar de forma muito mais eficaz

Como os Mapas Mentais Funcionam?

Antes de aprender como fazer um mapa mental, é de grande importância entender como ele funciona, para que assim, você possa construir seus mapas mentais de forma objetiva e que realmente possam fazer a diferença na otimização de seu tempo.

Mapas mentais são compostos de: PALAVRAS-CHAVE, IMAGENS-CHAVE e CORES.

Por meio destas ferramentas, o mapa mental estimula nossas capacidades cognitivas: criatividade, memória, linguagem, lógica, etc. Desta forma, ele ativa nossos dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito).

Como fazer um mapa mental?

Mapas mentais podem ser criados manualmente (no papel) ou então de forma digital (computador).

E como disse anteriormente, os mapas mentais são compostos de palavras-chave, imagens-chave e também, em sua composição, são utilizadas linhas para fazerem as ligações entre as ideias e pensamentos do mapa mental.

É assim que surge o conceito de Pensamento Radiante, que consiste em “irradiar” pensamentos e ideias a partir de um tema central (início do mapa mental).

Para ficar mais claro, veja um exemplo abaixo de um mapa mental:

como-fazer-mapa-mental

Comece a utilizar mapas mentais em sua vida e tenha certeza que será um método que fará a diferença em sua produtividade, seja nos estudos, no trabalho ou mesmo em sua organização.

Quer ficar ninja nos mapas mentais? Confira nosso curso Mapa Mental Express!

Deixe seu Comentário

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 35 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.