Como Fazer Mapas Mentais de Livros

Como criar mapas mentais para utilizar como resumo de um livro?

Já imaginou resumir um livro inteiro em uma única página!

resumo_livro_mapa_mental

Muitos leitores aqui do MapaMental.org me enviam dúvidas de como utilizar o método do mapa mental para estrutura o resumo de um livro A grande vantagem, é que ao criar o mapa mental do livro, você revisa um livro inteiro (300 páginas por exemplo) em menos de 5 minutos.

Confira abaixo o exemplo de 3 resumos reais de livro no formato de mapa mental.

Os principais insights de um livro revisados em menos de 5 minutos:

resumo-livros-mapa-mental

Veja o ganho de tempo e produtividade que você tem!

Bom, mas vamos lá, como criar mapas mentais de livros?

Ao longo dos anos, criei um método de 4 etapas, o mesmo método que utilizo para criar todos os mapas mentais de livros que você acompanha aqui no blog.

Este método, é dividido em 4 etapas:

  1. Preparar o ambiente
  2. Preparar a mente
  3. Pré-leitura
  4. Leitura Ativa (leitura + mapa mental)

Preparar o Ambiente

Na primeira etapa, temos que preparar o ambiente físico que iremos fazer a leitura, pois muitas das vezes, a qualidade da leitura é afetada justamente por fatores externos (barulho por exemplo).

Preparar a Mente

Na segunda etapa, devemos prepara nosso “ambiente interno”, ou seja, nossa mente! Temos que retirar todo “barulho” e liberar nossa mente para foco total na leitura.

Pré-Leitura

Na terceira etapa, realizamos uma pré-leitura do livro, algo muito rápido. Seu principal objetivo é que nosso cérebro se familiarize com as informações, por isso, não deve levar mais do que 10 minutos. Existem técnicas para realizar uma pré-leitura corretamente, como por exemplo, a foto leitura.

Leitura Ativa (Leitura + Mapa Mental)

Na quarta etapa, a última e de mais importância, é onde fazemos a leitura ativa do livro bem como produzimos o mapa mental. As etapas anteriores auxiliam e maximizam a capacidade de nossa mente, tornando assim, essa quarta etapa, que é a leitura e criação do mapa mental, muito mais eficaz!

Utilize o índice do livro como uma base para a estrutura de seu mapa mental, mas não fique preso nele, deixe seu pensamento fluir. Outra dica, é de você criar o mapa mental enquanto faz a leitura ativa! Não deixe para depois. Lembre-se, a sua anotação é o mapa mental, por isso, deve ser feito no momento em que lê.

Espero que isso ajude você!
Quer dominar os mapas mentais, inclusive este método de resumos de livros?
Clique e veja mais detalhes do meu curso 100% online: Mapa Mental Express 2.0

Deixe seu Comentário

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 35 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.