Como memorizar tudo que ler e estudar? Saiba como!

Você quer reter tudo aquilo que ler ou estuda? Você tem dificuldades de memorização?

Bem, você sabia que não pode confiar no seu cérebro…

Quando a gente recebe uma informação, ela vai para nossa memória de curto prazo. Com isso, há uma sensação de que nunca mais vamos esquecer tal informação. Mas não é bem assim!

Neste artigo você vai ver alguns elementos que você pode usar se você quer saber como memorizar tudo que ler ou estuda.

1. Cuidado com a falsa sensação de memorização

Você não pode acreditar no seu cérebro. Às vezes, você se lembra de uma informação, mas apenas lembra, não significa que ela está na sua memória de longo prazo.

Então temos a sensação que a informação está garantida, mas não é bem assim que funciona. O que a gente precisa fazer é consolidar essa informação na nossa memória de longo prazo.

2. Defina o que é importante

Como memorizar tudo que ler e estuda?

Procure definir o que é importante em seus estudos, isso é importante para você recordar aquilo que você está estudando. Faça mapas mentais, resumos etc. Filtre o conteúdo a ser assimilado.

O importante é que isso seja o gatilho de memória. Por exemplo: usar frases ou ramificações em seu mapa mental como: “história de Fulano X”.

Isso ajuda a recordar aquela história que foi contada e que foi longa.

3. Faça revisões

Depois disso, é preciso trabalhar uma revisão deste conteúdo. É dessa forma que iremos levar o conteúdo de curto prazo para o longo prazo: fazendo revisões.  É uma forma de mostrar para nosso cérebro o que queremos memorizar.

Como fazer suas revisões do conteúdo estudado: faça antes de dormir.

E, por que antes de dormir? Porque é durante o sono que nosso cérebro consolida aquela informação de curto prazo, assim, você mostra para ele o que você quer memorizar.

Então se você dorme umas 23hs, faça uma revisão às 20hs, por exemplo.

Após essa revisão, continue a fazer a revisões, pois quanto mais você repetir para seu cérebro o que você quer memorizar, mais ele vai entender isso e inserir na sua memória de longo prazo.

Quantas vezes revisar um conteúdo?

Depende. Se você quer memorizar uma informação ou um conhecimento. Informação é memoria de curto prazo, já o conhecimento é memória de longo prazo.

O ideal é durante 7 dias, fazer revisões diárias do seu mapa mental ou resumo, e claro, como você deve ter colocado somente o que era importante no seu resumo, fica mais fácil de revisar.

Depois disso, comece a revisar somente uma vez por semana. E depois, pode ser mensalmente, mas sempre avalie como está seu nível de memorização.

Mas entenda que nosso cérebro precisa dessa revisão espaçada.

De preferência, revise seus resumos ou mapas mentais em momentos que você estiver com energia, foco e concentração melhor.

Portanto, você conferiu dicas simples de serem aplicadas. Mas é importante que você comece a colocar em prática.

Concluindo

Você viu neste artigo como memorizar tudo que ler e estuda.

Um dos maiores erros que vemos é o de simplesmente ler um livro ou assistir uma aula, e acreditar que nosso cérebro vai memorizar.

Por isso, é que sempre recomendo o uso de mapas mentais, por isso, vou deixar um e-book gratuito para você baixar.

O Poder dos Mapas Mentais: Como aumentar seu nível de aprendizado, estudar melhor e memorizar de forma mais eficiente com mapas mentais.

Clique aqui para fazer o download do e-book gratuitamente

Grande abraço.

Deixe seu Comentário