10 Dicas para montar seu Cronograma de Estudos

Todo mundo passa pela fase da vida que o foco principal são os estudos. E quem deseja ter uma carreira de sucesso sempre corre atrás disso. Pois é, mas você sabia que ter um cronograma de estudos pode facilitar e melhorar seu desempenho?

Um cronograma de estudos pode ser a organização que falta na vida de quem quer alcançar o desempenho máximo. Além de organizar todas as matérias, o cronograma de estudos pode te lembrar o que e quando deve ser revisado e quando. Pode também auxiliar a ditar o ritmo e a organizar o avanço dos estudos de cada matéria.

cronograma-de-estudos

10 Dicas para montar um cronograma de estudos:

Para montar um cronograma de estudo eficaz, você deve se atentar a alguns detalhes do seu dia-a-dia para potencializar sempre o que você tem de melhor.

#1. Repare em qual horário do dia você rende mais (manhã, tarde ou noite). É importante abusar desse período para alcançar um bom rendimento.

#2. Diminua minutos de estudos das matérias que você tem mais facilidade e adicione minutos para aquelas matérias mais difíceis para você.

#3. Alterne as matérias para não ficar cansativo. Estude cálculo e depois vá para alguma matéria que possua mais leitura ao invés de números e vice-versa.

#4. Para quem tem o dia todo livre para os estudos, é importante não abusar e se organizar para estudar no máximo 4 matérias por dia.

#5. Determine e saiba quantas horas de estudo semanais você tem. É importante não dividir os horários somente o dia, mas da semana, para que todas as matérias sejam inclusas.

#6. É importante para o cérebro não se desgastar, portanto evite ao máximo e coloque no seu cronograma um tempo máximo de 2 horas para cada conteúdo.

#7. Depois de estudar uma matéria, é ideal fazer alguns exercícios – mesmo que online – sobre, para que o cérebro absorva da melhor maneira.

#8. Priorize as matérias mais importantes de acordo com pontuação ou necessidade de cada prova.

#9. Crie um cronograma de estudos que você seja capaz de cumprir junto a seus horários e outros compromissos, pois o mais importante do cronograma é: sempre segui-lo.

#10. Deixe seu cronograma de estudos pendurado ou grudado em um local visível que não te deixe esquecer suas obrigações.

Antes de começar a montar o cronograma de estudos, organize sua rotina, inclua as outras atividades necessárias no dia-a-dia e determine assim, um tempo fixo para os estudos para que você sempre possa estudar todas as matérias na semana sem se preocupar com imprevistos.

Não podemos esquecer da importância do sono e do lazer. Muitos estudantes acham que priorizar os estudos deve estar acima de tudo, mas não! O sono é importante para o descanso do cérebro e absorção de informações e o lazer para tirar todo aquele peso e ansiedade que os estudos trazem.

Então, a organização é tudo. Dentro do seu cronograma de estudos, deixe o espaço para horas de sono e algumas horas de lazer, principalmente aos fins de semana. Isso deixará sua rotina e mente mais leve, o que trará mais condições físicas e psicológicas para os estudos, e, assim, aumentar o seu rendimento.

Este cronograma é um investimento a longo prazo que não deve ser alterado depois de um tempo. Então tenha claro em sua cabeça, qual o seu objeto com os estudos.

Outra dica para seu cronograma de estudos é buscar novas fórmulas de estudo. Trabalhando métodos como o Leitura Eficaz, você se torna capaz de gravar mais facilmente em seu cérebro as leituras sobre os temas e matérias feitas no dia-a-dia e aprender os conteúdos mais rápido e se destacar.

Isso facilita e acelera o aprendizado, principalmente quando se tem mais de uma matéria para estudar ao mesmo tempo, pois depois de aprender aplicart o método Leitura Eficaz, é possível que em apenas 3 minutos você possa revisar um livro completo aprendendo o conteúdo que está nele.

Assim como a leitura eficaz, é interessante que você também conheça e utilize mapas mentais. Pois, ele é te capacita e pode te ajudar em suas dificuldades. O mapa mental é capaz de te fazer aprender diversas palavras inglês em poucos minutos, a reter 95% do que você estuda e consegue aumentar sua memória – que é indispensável para os estudos.

Agora faça o seu cronograma

Em seu computador ou a mão, faça seu cronograma de estudos. Monte uma tabela, escreva todos os horários do seu dia-a-dia e cumpra à risca. Coloque todas as atividades no cronograma: horário de dormir, acordar, almoçar, fazer limpeza e ir às compras.

Nada de planilhas complexas. Faça o simples para se organizar!

A organização pode ser a chave para um melhor rendimento nos estudos. Portanto, ter um cronograma de estudo que te auxilie, é essencial para alcançar seu resultado. Comece a estudar desta forma e ganhe em desempenho, foco e produtividade. Assim você alcançará mais fácil seu objetivo.

Saiba em nosso site técnicas e cursos de aprendizagem que podem facilitar seus estudos e minimizar o tempo gasto com eles. Não perca mais tempo!

Deixe seu Comentário