Warren Buffett: Conselhos valiosos de um dos homens mais ricos do mundo

o_tao_de_warren_buffett_mapa_mental

Quando iniciei meus estudos na área de economia e finanças, logo um nome começou a ficar comum nos artigos e livros que eu lia: Warren Buffett.

Buffett é considerado um dos homens mais ricos do mundo há vários anos pela revista Forbes. Sua fortuna é estimada em 60,3 bilhões de dólares.

Warren Buffet não pensa somente em dinheiro!

Seu pensamento com relação ao dinheiro é muito diferente da maioria dos investidores do mundo todo. Em 2006, se comprometeu em doar grande parte de sua fortuna após sua morte, sendo que 85% do valor, cerca de 52 bilhões de dólares, será destinado para a fundação de Bill Gates.

Disse também, que deixaria para os filhos o suficiente para fazer o que quisessem, não mais que isso, pois senão, não fariam nada.

O Livro

No livro O Tao de Warren Buffett, escrito por dois “buffettologistas” (um deles sua ex-nora), revela a sabedoria e os princípios adotados pelo gênio das finanças, vejamos alguns deles:

  1. “Não é possível fazer um bom negócio com uma pessoa ruim”
  2. “É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles”
  3. “Alguém está sentado na sombra hoje por que alguém plantou uma árvore tempos atrás”
  4. “Nunca pergunte a um barbeiro se você está precisando de um corte de cabelo”
  5. “Não é preciso fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários”
  6. “Uma diversificação ampla só é requerida quando os investidores não entendem o que estão fazendo”
  7. “No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro do que o pára-brisa”
  8. “Por maior que seja o talento ou o esforço, algumas coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres”
  9. “Se o jogo se resumisse a estudar histórias, as pessoas mais ricas seriam as bibliotecárias”
  10. “Acreditamos que atribuir o nome de investidores a instituições que negociam freneticamente é como chamar de romântico alguém cujos namoros só duraram uma noite”

Podemos ver que Warren Buffett realmente é, além de um extraordinário investidor, uma diferenciada pessoa. Suas lições podem ser aplicadas na vida financeira, profissional e pessoal!

O livro O Tao de Warren Buffett traz muitos outros conselhos de Buffett, vale a pena a leitura.

Segue abaixo Mapa Mental com um resumo:

o_tao_de_warren_buffett_livro_mapa_mental

botao-download

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 40 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.