Estudar com Mapas Mentais Prontos Funciona?

Você que é estudante ou outro profissional e busca assimilar mais conhecimento ou está à procura de um maior aprendizado, produtividade e maior performance, está no lugar certo.

Neste artigo queremos que você compreenda, se de fato, estudar com mapas mentais prontos funciona.

Mas primeiro, queremos que você compreenda nosso processo de aprendizado. Vejamos:

Entenda nosso Processo de Aprendizado

Basicamente, nosso processo de aprendizado possui 3 fases:

  • Adquirimos as informações que vão para nossa memória de curto prazo;
  • Em seguida, começamos a trabalhar essas informações para a gente conseguir consolidar as mesmas;
  • Elas são estabelecidas na nossa memória de longo prazo para podermos utilizar esse conhecimento, que entrou na primeira fase. A partir disso, temos um conhecimento de longo prazo.

Por isso, é que se você, por exemplo, está estudando para um concurso público, e tem que ser um conteúdo bem estudado, e num processo certo que garanta que você se lembre dele daqui há 4, 5 ou 6 meses, isso tem que ser num processo correto.

Agora vamos entender se estudar com mapas mentais prontos funciona.

Estudar com mapas mentais prontos não funciona

Porque estudar com mapas mentais prontos nós perdemos esse processo de aprendizagem que é extremamente importante para a retenção do conhecimento.

É o mesmo que, por exemplo, ao invés de aprendermos um novo idioma, sempre usar um tradutor. Mas funciona?

Sim, a curto prazo, mas a longo prazo, é melhor aprender o idioma da forma correta. E, é assim que ocorre com os mapas mentais.

É preciso memorizar e reter o conteúdo seguindo um processo de memorização, pois um gatilho para sua memória é diferente de um gatilho para a memória de outra pessoa.

Às vezes, uma informação que você coloca no seu mapa mental ajuda muito mais você do que a outra pessoa que está lendo.

Cada pessoa cria seu estilo e coloca as informações num mapa mental da maneira que ela entender que vai aprender e memorizar melhor o conteúdo no futuro.

Quando pegamos um mapa mental pronto, isso pode nos ajudar a curto prazo, você pode assimilar o conteúdo se for para algo rápido.

Mas, se você quer uma memorização de longo prazo, você precisa seguir o processo completo, que é adquirir a informação, consolidar a mesma, para depois você conseguir memorizar essa informação.

Estudar com mapas mentais? Se você seguiu um processo, logo você vai entrar num processo de revisão desse mapa mental, o que ajuda a consolidar ainda mais o conteúdo.

Dessa forma, o conteúdo do mapa mental vira conhecimento para você e estará na sua memória de longo prazo.

Não recomendo que você compre mapas mentais prontos

Respondendo à pergunta: Estudar com mapas mentais prontos funciona?

Se você precisa memorizar um conteúdo a longo prazo, não recomendo que você compre mapas mentais prontos.

É importante que você domine o processo de criação do mapa mental, e crie seus mapas mentais da maneira correta.

O mapa mental é quase um instrumento pessoal, você ler o conteúdo inteiro, isso vai para sua memória de curto prazo, o que já está no seu subconsciente. E quando você cria seu mapa mental, você consolida mais um pouco.

Tenho certeza de que assim, você vai conseguir um ganho grande no processo de seu aprendizado. Mesmo você se sentindo que é uma pessoa que tem dificuldade de memorizar e aprender.

Pois, na maioria das vezes, o que falta é um processo, e é onde os mapas mentais auxiliam muito.

Sucesso em seus estudos e na construção de seus mapas mentais!

Deixe seu Comentário

Prof. Filipe Iorio

Fundador do MapaMental.org, especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e autor do Livro Aprendizado Eficaz.

Há mais de uma década, tem se dedicado ao estudo do cérebro humano, dos processos de aprendizagem e das técnicas de alta performance mental.

Ao longo de sua trajetória, já proporcionou auxílio e orientação a mais de 35 mil alunos, por meio de seus treinamentos e mentorias.